Desvendando a roda de capoeira: rituais, sentidos e significados

Vote nessa matéria: 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas6 estrelas7 estrelas8 estrelas9 estrelas10 estrelas

     





- Conhecer a organização da roda de capoeira (posicionamentos, funções e rituais e significados).

- Compreender como se inicia e se finaliza um jogo na roda de capoeira.

- Experimentar a elaboração de um jogo de capoeira dentro dos rituais da roda de capoeira.

- Buscar a articulação com a disciplina de Informática.

- Estimular a pesquisa tendo como tema a capoeira.

150 minutos (3 momentos com 50 minutos cada).

Para esta aula é interessante que os alunos já conheçam alguns movimentos técnicos e toques musicais.

1° MOMENTO

Atividade 1: Reconhecendo a organização da capoeira

O professor deverá organizar previamente o espaço destinado a esta aula afixando nas paredes fotos sobre a roda de capoeira. Sugestão de imagens:

Esta organização será importante como elemento motivador das discussões subsequentes. Ao receber os alunos, o professor os deixará à vontade para que observem, analisem e conversem sobre aquelas imagens. Posteriormente, o professor deverá pedir que os alunos sentem em um círculo para que as observações possam ser compartilhadas com todo o grupo.

O professor deverá proceder com esta conversa de uma maneira natural. Porém, é importante que ele tenha como pontos a serem explorados nesta conversa algumas questões:

  • Do que tratam as fotos que estávamos observando anteriormente (não apenas da capoeira, mas da organização de uma roda de capoeira)
  • Alguém conhece o significado da roda da capoeira
  • Vocês já assistiram ou participaram de uma roda de capoeira Ela era semelhante a alguma dessas imagens
  • Quais as semelhanças e diferenças das rodas de capoeira que vocês já participaram ou assistiram e essas apresentadas nas imagens
  • Vocês já perceberam que a organização da roda de capoeira está relacionada ao ritmo tocado pelo berimbau

Atividade 2: Exibição e discussão a respeito do vídeo: 

 

Os alunos devem ser orientados a buscarem as semelhanças e diferenças entre as rodas de capoeira que já participaram ou assistiram, aquelas apresentadas nas fotografias e a roda apresentada no vídeo. Ainda será possível buscar as reflexões e possíveis respostas às questões anteriores como ponto a ser observado durante a exibição do vídeo. Essas observações serão compartilhadas após a exibição do vídeo. Durante a discussão, os alunos poderão solicitar que seja exibido novamente o fragmento que retrata sua observação, bem como recorrer às imagens disponíveis no espaço da aula para que possam fundamentar e exemplificar as semelhanças e diferenças por eles observadas no que diz respeito às rodas de capoeira.

Atividade 3: Inventando a roda

Para esta atividade o professor deverá disponibilizar instrumentos que compõe a roda de capoeira, tais como: berimbau, pandeiro atabaque, entre outros.

Os alunos serão estimulados a formarem uma roda de capoeira. A organização desta roda terá como base as reflexões proporcionadas nas atividades anteriores. Nesta roda, os alunos poderão explorar as diferentes funções por eles identificadas durante a atividade 2. Dessa forma, alguns alunos ficarão responsáveis por tocarem os instrumentos e os demais alunos se revezarão jogando a capoeira e formando a roda na função do o coro e das palmas. Os alunos devem ser provocados a ocuparem todas as posições da roda, revezando com seus colegas.

2° MOMENTO: Analisando a roda de capoeira – sentidos e significados

Neste momento os alunos deverão realizar uma pesquisa coletando dados em duas etapas distintas: uma on line e outra no campo, visitando espaços em que a capoeira é realizada em sua cidade.

Atividade 1: Pesquisa on line

Para a pesquisa on line os alunos contarão com a colaboração do professor de Informática, que atuará junto ao professor de Educação Física, auxiliando na utilização das ferramentas digitais de busca e no refinamento das palavras-chave para a pesquisa do tema. Neste momento, caberá ao professor de Educação Física elencar as questões a serem pesquisadas. Como o principal objetivo da pesquisa será compreender a roda de capoeira, seus rituais, sentidos e significados, o professor deverá elencar como principais pontos a serem investigados:

  • Bateria da Capoeira
  • O coro, as palmas e as palavras de incentivo
  • Onde e como o jogo começa
  • As vestimentas
  • As graduações
  • O canto (quem inicia as músicas)
  • A relação entre a música tocada pela bateria e o jogo que está sendo realizado naquele

Sugestão de sites para a pesquisa:

http://www.leilapassini.com/lagoaazul/musicas.html

http://www.capoeirasuldabahia.com.br/default.aspidp=24

http://abadafronteira.blogspot.com.br/2010/01/e-corda-quem-inventou-consideracoes.html

http://www.nupep.org/capoeiramistica/capoeira_rituais.htm

http://africaportaldoprofessor.wordpress.com/

Os alunos deverão ser orientados a registrar as informações no diário de bordo. O diário de bordo é uma importante ferramenta que ajuda a descrever a navegação na internet e a organizar as infomações coletadas a partir do registro dos endereços dos sites visitado, bem como do conteúdo encontrado nestes sites (incluíndo imagens, vídeos, textos explicativos, etc). O registro desta pesquisa será compartilhado com os demais colegas no próximo encontro.

Durante a atividade de pesquisa on line o professor deverá projetar o roteiro da pesquisa com o auxílio de um data show para que os alunos possam orientar a navegação. Logo abaixo, disponibilizamos um modelo de roteiro para esta pesquisa:

ROTEIRO PARA A PESQUISA ON LINE SOBRE A RODA DE CAPOEIRA – SENTIDOS E SIGNIFICADOS

Caros alunos;

O principal objetivo desta pesquisa será compreender a roda de capoeira, seus rituais, sentidos e significados. Para tanto, vocês terão como principais pontos a serem investigados:

  • O significado da roda da capoeira
  • Bateria da Capoeira
  • O coro, as palmas e as palavras de incentivo
  • Onde e como o jogo começa
  • As vestimentas
  • As graduações
  • O canto (quem inicia as músicas)
  • A relação entre a música tocada pela bateria e o jogo que está sendo realizado

Sugestão de sites para a pesquisa:

http://www.leilapassini.com/lagoaazul/musicas.html

http://www.capoeirasuldabahia.com.br/default.aspidp=24

http://abadafronteira.blogspot.com.br/2010/01/e-corda-quem-inventou-consideracoes.html

http://www.nupep.org/capoeiramistica/capoeira_rituais.htm

http://africaportaldoprofessor.wordpress.com/

Vocês deverão registrar as informações no diário de bordo. O diário de bordo é uma importante ferramenta que ajuda a descrever a navegação na internet e a organizar as infomações coletadas a partir do registro dos endereços dos sites visitado, bem como do conteúdo encontrado nestes sites (incluíndo imagens, vídeos, textos explicativos, etc). O registro desta pesquisa será compartilhado com os demais colegas no próximo encontro.

Atividade 2: Pesquisa de campo

 É importante ressaltar que os dados coletados na internet servirão como subsídios para que os alunos tenham um olhar mais apurado na pesquisa de campo. Após a realização da pesquisa on line os alunos receberão as orientações para a pesquisa de campo. Essas orientações também partirão de um roteiro de pesquisa que deverá ser disponibilizado para cada aluno. A seguir uma proposta de roteiro para a pesquisa de campo:

ROTEIRO PARA A PESQUISA DE CAMPO SOBRE A RODA DE CAPOEIRA – SENTIDOS E SIGNIFICADOS

Caros alunos;

O principal objetivo desta pesquisa é ampliar a compreensão sobre a roda de capoeira, seus rituais, sentidos e significados. Para tanto, vocês terão como principais pontos de observação/investigação:

  • O significado da roda da capoeira para os capoeiristas presentes na roda de capoeira observada.
  • Como é composta a bateria da roda de capoeira observada
  • Existe coro, palmas e palavras de incentivo na roda de capoeira observada Como acontecem
  • Onde e como o jogo começa
  • Quais as vestimentas dos capoeiristas presentes na roda de capoeira observada
  • Quais as graduações dos capoeiristas presentes na roda de capoeira observada Esta graduação implica em algum tipo de tarefa ou responsabilidade que os diferencie
  • Quem inicia as músicas
  • Existe relação entre a música tocada pela bateria e o jogo que está sendo realizado

Sugestão de espaços onde a capoeira é realizada em nossa comunidade: (aqui o professor deverá inserir alguns espaços onde a capoeira é realizada em sua cidade como sugestão para os alunos).

Vocês deverão registrar as informações coletadas num diário de campo e a partir da produção de pequenos vídeos captados por câmera digital e/ou aparelho celular. Os pequenos vídeos produzidos pelos alunos serão buscarão responder e exemplificar as questões propostas no roteiro. Já o diário de campo será uma forma de descrever as observações realizadas no local pesquisado (quem e como são as pessoas que estão sendo investigadas, o que foi observado e quanto tempo durou esta observação, a maneira como foram recebidos pelos participantes da pesquisa, as características do local – arquitetônicas e culturais), além das questões apontadas no roteiro como principais pontos de observação/investigação.

O registro desta pesquisa será compartilhado com os demais colegas no próximo encontro.

3° MOMENTO:

Atividade 1: Compartilhando os dados das pesquisas on line e de campo – construindo o mapa conceitual

Nesta atividade os alunos deverão construir um mapa conceitual a respeito da capoeira com a mediação do professor. Para preparar-se para a aplicação desta técnica, sugere-se que o professor consulte: http://www.if.ufrgs.br/cref/mapas/didaticos.html e http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/. Assim, a partir das falas (que refletem os registros da diário de bordo e de campo) e da exposição dos vídeos, o professor deverá buscar construir junto aos alunos um mapa conceitual a respeito da roda de capoeira – seus rituais, sentidos e significados.

Atividade 2: Abra a roda, eu quero jogar capoeira!

A partir das observações, reflexões e discussões propostas nos momentos anteriores será possível a organização de uma roda de capoeira. Nesta roda, os alunos poderão aplicar mais livremente os movimentos já conhecidos, bem como experimentar os rituais e funções da roda que agora passam a fazer sentido dentro deste contexto. Nesse sentido, eles devem ser estimulados a experimentar cada função para que possam se apropriar corporalmente das questões observadas nas pesquisas. Esta estratégia será importante para que os alunos percebam que em cada função é exigido do capoeirista uma determinada habilidade. Assim, também a partir das afinidades com cada função, os capoeiristas buscam seu lugar de conforto na roda de capoeira. Para que esta questão seja bem explorada, é importante que a roda aconteça tanto com o ritmo de Angola quanto o da Regional.

Ao final da atividade o professor deverá pedir que os alunos relatem suas percepções acerca das seguintes questões:

  • É mais fácil/prazeroso ocupar uma função do que outra
  • Se a capoeira fosse praticada sem a roda, teria o mesmo significado O que mudaria
  • Esta formação facilita que tipo de relação entre os capoeiristas


Fonte: Portal do Professor


Participe! Deixe um comentário sobre esta matéria.

Quer realizar um comentário?

*





RSS RSS (comentáos)