A influência do negro na cultura brasileira

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas6 estrelas7 estrelas8 estrelas9 estrelas10 estrelas (1 votos, média: 10,00 de 10)

     





Identificar contribuições da cultura africana para a cultura brasileira.

Conhecer as culturas africanas, suas crenças, religiões, músicas, danças, culinária, linguagem, vestimentas e indumentárias.

Conhecer de que forma a cultura africana influência a cultura brasileira.

Confeccionar  livrinho, minidicionário, painel  ou cartazes privilegiando a cultura afro-brasileira.

Pesquisar danças e músicas afro-brasileiras.

Os alunos devem ter a compreensão de  cultura afro-brasileira como   conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil colônia até a atualidade.

Iniciar a aula no laboratório de informática. Dividir os alunos em grupos e pedir para que pesquisem sobre a contribuição do negro na cultura brasileira. Cada grupo deverá pesquisar assuntos diferenciados,  tais como:  música, dança,  religião, culinária, linguagem,  vestimentas e indumentárias. Permitir que os alunos, após a pesquisa, apresentem e discutam sobre a  influência africana na cultura brasileira. Após a pesquisa, cada grupo apresentará o  resultado de seu trabalho  através de apresentação de dança, livrinho de receitas, cartaz, painel  e slides,  por eles produzidos, para socialização com  professor e os demais grupos.

AULA 01:

Iniciar as atividades através de uma conversa informal com os alunos, para obter informações sobre  o que eles sabem sobre a contribuição dos negros na cultura brasileira. O professor deverá anotar no quadro as respostas dos alunos e depois  explicar que os negros foram de fundamental importância para a formação da cultura e do povo brasileiro. Quando recebemos no Brasil este povo maravilhoso, não sabíamos da sua grande importância e contribuição para todos os setores da economia, da cultura, da religião, das artes, da política e tantos outros. Traços fortes da cultura africana podem ser encontrados hoje em variados aspectos da cultura brasileira, como a música, a religião, a culinária , a vestimenta, o folclore e as festividades populares.

No laboratório de informática, dividir os alunos em grupos  para pesquisarem na internet informações  sobre a influência dos africanos na cultura brasileira.

Os sites  e os vídeos aqui  selecionados  apresentam  textos  e imagens com informações  relacionadas a cultura afro-brasileira, que podem servir de referência para construção dos slides, cartazes, minidicionário, livrinho de receitas e painel.

GRUPO 01 – linguagem

mmmm

http://projetoafrica22.blogspot.com.br/2010/10/vocabulos-afro-brasileiros.html

novo

http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/04raca/raca06.htm

negro

http://www.youtube.com/watchv=AszF5bp3Kd4

  • Confeccionar um  minidicionário com palavras  de origens africanas, na ordem alfabética. O mesmo pode ser feito no editor de texto (Word/writer) e impresso; ou em apresentação de slide.
     

GRUPO 02 -  religião

mmmmm

http://www.youtube.com/watchv=cP6dsRnV6nY

rrrr

http://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%B5es_afro-brasileiras

negro

http://www.youtube.com/watchv=AszF5bp3Kd4

Fazer um painel  destacando as religiões afro-brasileiras.

GRUPO 03 -  música e  dança

    vvvv

http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/04raca/raca18.htm

dd

http://www.youtube.com/watchv=gRAbcqAYkSYamp;feature=related

negro

http://www.youtube.com/watchv=AszF5bp3Kd4

  • Dentre as danças  pesquisadas, o grupo deverá escolher uma para ser apresentada.

GRUPO 04 – culinária

cccc

http://caideboca.wordpress.com/2008/02/20/culinaria-afro-brasileira/

bbbb

http://www.youtube.com/watchv=z5y6tJMwtB0

negro

http://www.youtube.com/watchv=AszF5bp3Kd4

  • Selecionar algumas  receitas e elaborar um livrinho de  culinária afro-brasileira.

GRUPO  05 -  vestimentos e indumentárias

    vest

http://mutantenoticia.blogspot.com.br/2010/07/salvador-fazendo-cabeca-de-todos.html

 rou

http://pt.wikipedia.org/wiki/Baiana_%28vestu%C3%A1rio%29

negro

http://www.youtube.com/watchv=AszF5bp3Kd4

Fazer  cartaz com ilustrações de  vestimentas e indumentárias afro- brasileiras.

AULA 02

Promover questionamentos entre os grupos para avaliar o conhecimento dos alunos que irão mostrar o que realmente aprenderam sobre a cultura afro-brasileira.

Elaboração, de cartazes , livrinho culinário, minidicionário,  slides, painel  e ensaiar a dança escolhida pelo grupo.

AULA 03

Seminário

Para finalizar os alunos  organizados em grupos  com a ajuda do professor, deverão  socializar os resultados  das pesquisas,  através de exposição e apresentação de  todas as atividades por eles realizadas  (dança, livrinho de receitas, painel,  minidicionário, cartaz  e slides)  para que haja troca de informações entre os grupos e o professor.

         A avaliação será realizada durante todo o processo  das atividades. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: pesquisas, leitura e interpretação de texto, elaboração de (cartazes, livrinho de receitas,  minidicionário, slides),  apresentação de danças e músicas africanas.


Fonte: Portal do Professor


Participe! Deixe um comentário sobre esta matéria.

Quer realizar um comentário?

*





RSS RSS (comentáos)